Início
Sobre a Empresa
O Eucalipto
Preservação da Madeira
Produto Químico
Área de Reflorestamento
Aplicações em Eucalipto
Projeto Garagem
Contato
       


SECAGEM  

          Após a retirada da mata, depois de cortada e descascada, a madeira é trazida para a DMT, passa por um processo de seleção e é classificada de acordo com tamanho e espessura. Nesta seleção, são retiradas as madeiras classificadas como refugo.    



      Já no pátio da DMT, a madeira é estaleirada e tabicada, e tem início o processo de secagem. Este processo pode durar de 45 a 90 dias, e é uma etapa fundamental para retirada por evaporação da água e da seiva que a madeira ainda possui.    



          A madeira continua em processo de secagem, até que o teor de umidade seja igual ou menor que 25%. Quando este índice é alcançado, a madeira está pronta para ser tratada.      



CARREGAMENTO  

        Depois da secagem uniforme da madeira, ela é transportada através de trilhos, sobre vagonetas que facilitam o transporte da madeira para o processo de tratamento por vácuo-pressão que será feito dentro da autoclave.  

PRESERVAÇÃO (TRATAMENTO)  

      Nessa parte do processo há o acompanhamento de todas as etapas, desde a entrada até a saída da madeira da autoclave.


      Inicia-se o vácuo a fim de abrir a raiz da fibra da madeira, para que se possa obter uma absorção completa do preservativo no auburno e inicie uma reação química na superfície do cerne. Este vácuo é medido através de um aparelho chamado vacuômetro.


      Em seguida, é introduzido o produto químico ativo (CCA) na autoclave.

      Depois da madeira estar totalmente submersa no produto, é iniciado o processo de pressão que será de aproximadamente 10K numa duração de no mínimo 1 hora, que será medida por um manômetro, até a saturação.

     Feito este processo, o produto ativo é retornado para um reservatório e o excesso, que fica na superfície da madeira, é extraído através de curto vácuo final.  

 
   
   
   
Top